sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ATecnólogos-ES faz palestra para Graduandos da UVV-ES

Tecg° DarioNesta quinta feira 25/10, a Associação dos Tecnólogos no Estado do Espírito Santo proferiu palestra para os Graduandos dos Cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Petróleo e Gás e Logística da UVV.

O palestrante, Diretor da associação, Tecgº em Gestão Ambiental Dario Antonio de Almeida falou para um auditório lotado formado por estudantes, professores e Coordenadores dos três cursos de formação tecnológica quando, aproveitou para parabenizar os Graduandos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental pela brilhante iniciativa de se organizarem em um Centro Acadêmico para atuar em defesa dos interesses do Curso na UVV. Esta é uma ótima demonstração de que sabem da importância de estarem mobilizados na vida acadêmica, e por certo formando saberes para entender a necessidade de estarmos mobilizados para sustentação e sobrevivência da profissão no mercado de trabalho, afirma Dario Almeida.
  
A palestra que teve um caráter motivacional para os futuros profissionais abordou temas como: A vida acadêmica; Importância da organização de classe e; Registro no Conselho Profissional, foi bastante participativa, despertou o interesse e atenção de todos os graduandos presentes ao evento.

No auge do debate o palestrante faz algumas citações para ilustrar a necessidade de estarmos mobilizados para enfrentar os desafios no exercício da profissão de Tecnólogo, mostra que: Engenheiros, Professores, Advogados, Técnicos de Nível Médio, são reconhecidamente categorias fortes, que dominam o mercado de trabalho e têm a seu favor a opinião pública, conquistada pelas ações coletivas das entidades de classes, representativas destas categorias.

Afirma Dario Almeida que o Tecnólogo ainda não pode ser comparado a estas profissões que já estão no mercado de trabalho há mais de 100 anos, mas seremos muito fortes se todos se convencerem de que ser um profissional de destaque sozinho no disputado mercado de trabalho não dá o status gozado pelas demais profissões, e o profissional sozinho nunca terá individualmente o reconhecimento por sua formação acadêmica. Esta conquista só vem pelas lutas das organizações das categorias profissionais.

O palestrante relata sobre a obrigação de registro do Graduado no Conselho Profissional não somente pela exigência legal para o exercício da profissão mas, contudo para fortalecer politicamente a categoria com vista a sua maior representatividade, principalmente no Crea-ES.

Dario Almeida finaliza sua apresentação afirmando que receber e dar abrigo aos graduandos e graduados nos quadros de associados da Associação e do Sindicato são metas da Atecnologos de hoje e do futuro Sintecnologos-ES. Pede aos graduandos para que se associem, e façam parte desde já da sua organização de classe. E conclui dizendo aos presentes que a associação aguarda a filiação de todos como perspectiva de grande salto para o fortalecimento da nossa organização de Classe.

Um comentário :

  1. De parabéns a Atecnólogos pela aproximação com as Instituições de Ensino para levar aos futuros profissionais Tecnólogos informações elementares e o apoio necessário para a sobrevivência do Tecnólogo no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário