sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sessão especial na Ales debate a atuação do tecnólogo no ES

Especial_tecnologo_270511_media
Fotos: Tonico

As várias frentes de atuação do tecnólogo e a inserção desses profissionais no mercado de trabalho foram debatidas na Assembleia Legislativa (Ales), na noite desta sexta-feira (27), em sessão especial no Plenário Dirceu Cardoso. A discussão foi proposta pelo deputado Claudio Vereza (PT), e contou com a presença da senadora Ana Rita (PT-ES).

“Experimento na minha vida pessoal essa dificuldade: tenho dois filhos formados como tecnólogos em Saneamento Ambiental, os dois se desviando da área”, revelou o deputado na abertura do evento, salientando as dificuldades que os tecnólogos enfrentam para ingressar no mercado de trabalho.

Claudio Vereza lembrou que, em uma ocasião, a Ales analisou Projeto de Lei criando novos cargos no Instituto Estadual de meio Ambiente (Iema); o de tecnólogo não estava entre eles. Em contato com a então secretária de Estado de Meio Ambiente, Glória Abaurre, Vereza conseguiu inserir os tecnólogos no projeto.

Especial_tecnologo_270511_media2

Mas, ressaltou o deputado, analisando o mercado como um todo, ainda há um descompasso entre o sistema educacional brasileiro, que criou essa área de formação, e o poder público, que ainda não se abriu para absorver esses profissionais. Isso em um país carente de profissionais que atuem na área de desenvolvimento tecnológico.

Especial_tecnologo_270511_media1
José Luis Miotto

O presidente da Associação dos Tecnólogos do Espírito Santo, José Luis Miotto, disse que o momento é de oportunidade para o tecnólogo, no Brasil e no Espírito Santo. Hoje, os tecnólogos representam 20% dos formandos de nível superior no país. E já tramita no Congresso Nacional Projeto de Lei que regulamenta a profissão.

Alexandre%20Vaz_270511_media
Alexandre Vaz

Presidente do recém criado Conselho Regional de Química (CRQ), Alexandre Vaz, recordou a trajetória dos profissionais até que o Conselho capixaba fosse desmembrado do Rio de Janeiro e ganhasse vida própria. Luis Fiorotti, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), disse que os tecnólogos somam mais de 300 profissionais no Conselho.

Lembrou que grandes eventos estão programados para ocorrer no Brasil – como as Olimpíadas e a Copa do Mundo – e os tecnólogos devem atuar na preparação desses eventos. Destacou que grandes obras também estão previstas para o Espírito Santo, representando um nicho de oportunidades para os tecnólogos. Ao final de sua fala, Fiorotti entregou ao deputado Claudio Vereza uma medalha e uma placa alusivas aos 50 anos da entidade.

Fioroti_270511_media
Luis Fiorotti

O tema foi apresentado em forma de palestras. “A Graduação do Tecnólogo e o Mercado de Trabalho” foi o tema do pró-reitor de Extensão e Produção do Instituto Federal de Educação (Ifes), Tadeu Pissinati. O presidente da Associação Nacional dos Tecnólogos, Jorge Guaraci Ribeiro, falou sobre “Atribuições Profissionais do Tecnólogo/ PL 2.245/07”.

A assessora especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Rosemay Bebber Grigato, discorreu sobre o tema “Desenvolvimento do Espírito Santo e o Universo Profissional”. Fechando o ciclo de palestras, o gerente de Planejamento do Sistema Findes, Luis Cláudio Magnago Andrade, falou sobre “A Importância do Tecnólogo no Desenvolvimento Econômico e Social do País”.

Fonte: Aída Bueno Bastos / Web Ales
Data da Publicação: 27/5/2011

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Postar um comentário